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Arquitetos: GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados
- Área: 3000 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Manuel Sá
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Fabricantes: Dalle Piagge, Gail, Intercity, Roca, Strufaldi, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata da reforma em uma antiga concessionária de carros, localizada no Bairro da Lapa, São Paulo, para abrigar as necessidades de uma escola com uma proposta pedagógica inovadora pautada no ensino por meio de projetos. As etapas de projeto envolveram desde a escolha do imóvel que seria reformado até a ambientação das salas e escolha e desenho de mobiliário.
O programa de necessidades desta escola previa, em linhas gerais, salas de aula flexíveis, salas de artes, espaço maker, refeitório, um amplo espaço para formação de professores e áreas livres para abrigar atividades didáticas em pequenos grupos fora da sala de aula, muito importante neste programa educacional.
A escolha do imóvel a ser reformado se pautou em uma conjunção de fatores que agregavam qualidades ao projeto. O primeiro de ordem simbólica: a escolha de uma antiga concessionária de carros marca um novo paradigma de cidade que queremos construir, menos pautado no automóvel e mais no pedestre e nas crianças. A segunda de ordem estrutural: a sólida estrutura do edifício, em concreto armado e calculada para o trânsito de veículos, permitia liberdade tanto na ocupação da planta livre, quanto na abertura de novos vãos para a iluminação e ventilação natural dos ambientes internos. Finalmente, a existência de uma série de árvores de grande porte plantadas na lateral do terreno e de um elevador de carros serviram como peças fundamentais para trazer vida e dinamismo para dentro do novo espaço.
A partir do nível térreo, onde se localiza a chegada pela Rua Clélia e as salas da administração, o programa se desenvolve por dois percursos: um mais direto e generoso sentido subsolo e outro mais eficiente e funcional para os andares superiores. No subsolo, em contato direto com a área externa ajardinada, posicionamos a área do refeitório e os programas pedagógicos que formam a grade complementar da escola, constituindo grande espaço voltado para o encontro e o aprendizado coletivo. Para integrar este pavimento com o nível térreo pensamos numa grande arquibancada que, além de articular de forma franca estes dois espaços, serve também para apresentações e atividades culturais voltadas para todo o corpo da escola e convidados externos. Nos andares superiores, articulados por um novo sistema de escadas e passarelas, estão posicionadas as salas de aula junto a pequenos espaços coletivos para atividades grupais. Finalmente, aproveitamos a ampla cobertura do edifício para posicionar os programas esportivos e de recreação.
As principais estratégias projetuais desta reforma buscaram justamente tirar partido tectônico e espacial das demandas relacionadas à climatização e iluminação natural dos ambientes. As grandes demolições de lajes permitem tanto a iluminação natural dos ambientes mais escuros da edificação ao longo de todos os pavimentos, quanto a circulação de ar natural, que entra mais fresco próximo do solo no pavimento inferior e sai mais quente pela nova cobertura ventilada que protege a circulação vertical.
Na fachada Leste, onde estão posicionadas as salas de aula, implantamos um sistema de brises móveis em chapa perfurada que permite regular a incidência direta do sol sem prejudicar a entrada de luz difusa do ambiente externo, contribuindo para o baixo consumo de energia elétrica, tanto para a iluminação, quanto para a climatização dos ambientes. Finalmente, foram pensados sistemas de captação de energia solar na cobertura do edifício e de captação de águas pluviais para diminuir o uso de recursos no uso da edificação.